Mariana Barroso Artista Plástica de renome

Fixou  residência nesta cidade, a artista plástica Mariana Barroso( Maliu), filha do nosso saudoso comandante Barroso. Maliu que residiu por algum tempo em Brasília, vem mostrar sua arte aos conterrâneos. 

A artista plástica tem um curriculum invejável, Conta com 85 cursos artesanais, alguns profissionalizantes, além de várias exposições de artes no Ministério das Comunicações, Câmara dos Distritais, Administações Regionais, Hoteis e eventos.
A  artista colaborou com várias instituições ligadas à arte, elaborando inúmeros cursos e eventos. Sua técnica é expressiva e única, seu trabalho emerge num jogo harmonioso de cores onde a composição salta aos olhos sem ferir a sensibilidade estética do admirador.
Ela tem o domínio sobre a técnica, além da percepção sensorial apurada. Podemos antever na elaboração de cada trabalho, uma obra-prima.
Maliu é uma artista com projeção em nosso cenário artístico, como um dos grandes nomes a ser referênciado na arte.

Primeira carranqueira reconhecida no mundo

Vamos falar da arte de Maria de Lourdes Gonçalves Lopes (Lourdes Barroso), como é conhecida em Pirapora, habilidosa carranqueira.

Esse ofício é próprio para artistas do sexo masculino, entretanto, há uma única mulher que desafiou o preconceito e vive até os dias de hoje como a primeira Carranqueira reconhecida no mundo, Maria de Lourdes Gonçalves Lopes, “Lourdes Barroso”. 
Com obras que ultrapassam as fronteiras nacionais a artista acredita que sua energia pessoal fica impregnada na obra.”Muitas vezes seu estado de espírito se reflete no estilo da carranca, na fisionomia que vai ter., Lourdes  nos conta, que olha para a madeira e consegue ver o trabalho final antes mesmo de ter sido feito”.
Lourdes Barroso, conta com um importante acervo de mais de 700 páginas de poesia ainda não divulgadas e suas memórias já ultrapassam 200 páginas escritas. E vem demonstrando um forte interesse na publicação desse material.  Havendo a viabilidade da edição, será um material de suma importância para a história do Rio São Francisco e em especial, ao município de Pirapora.